INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O curso é especialmente preparado e dirigido a dirigentes, gerentes e profissionais na área de Administração, Planejamento e Gestão Empresarial e se propõe a treiná-los nas técnicas de planejamento estratégico nas empresas em geral. O curso tem um caráter abrangente, pois inicialmente, ele analisa e fornece os conceitos e as ferramentas básicas para a realização de Pesquisa de Mercado sobre novos produtos e serviços. Discute ainda, com propriedade, as funções do Marketing Industrial visando a busca da identidade do cliente, suas necessidades e suas reações diante de um produto (ou serviço) novo, matéria básica para que uma empresa possa executar um bom planejamento estratégico. Como apoio às vendas, o curso discute ainda as técnicas de abordagem e negociação junto aos clientes em potencial e os fundamentos de Importação e Exportação diante de um mercado global.
CONTEÚDO
1. Pesquisa de Mercado e suas Técnicas: 1.1. Definições e objetivos; 1.2. Aplicações da PM na empresa: - a pesquisa interna e externa; 1.3. A amostragem; 1.4. Tipos de levantamento; 1.5. O questionário e as Entrevistas; 1.6. O processamento de dados; 1.7. Anexos: Exemplos de formulários de pesquisas. 2. Conceitos e Funções do Marketing: 2.1. Conceito de mercado e sua evolução; 2.2. Posição do Homem de marketing; 2.3. Conceitos modernos de marketing; 2.4. Fatores de sucesso de um produto; 2.5. As várias funções do marketing. O Esforço de Marketing na Indústria: 3.1. Os estágios do marketing; 3.2. O esforço do marketing na indústria; 3.3. O marketing Mix; 3.4. A estratégia de negócios; 4. Planejamento Estratégico nas Empresas: 4.1. Conceitos de estratégia; 4.2. O planejamento da estratégia – suas etapas; 4.3. Esquema de resolução: objetivos, políticas e metas; 4.4. Modelos de planejamento baseados nos custos, na demanda e na concorrência; 4.5. Análise do ponto de equilíbrio; 4.6. Tabelas de planejamento estratégico. 5. Técnicas de Abordagem e Negociação de Contratos: 5.1. Conceitos de negociação; 5.2. Etapas do processo de negociação; 5.3. Características do bom negociador; 5.4. Plano e táticas de negociação. Fundamentos de Importação / Exportação: 1. Roteiro básico de importação; 2. Documentos pertinentes à contratações; 3. Cálculo de custo de importação/ exportação; 4.Tipos de importação – esquemas típicos.