Datas: 23/03 a 26/03/2021
15/06 a 18/06/2021
Local de Realização: ItajubáMG
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Este curso é indispensável para introduzir o profissional no aprendizado da Análise de Vibrações em Máquinas visando a utilização desta técnica como ferramenta primordial na Manutenção Preditiva. O objetivo maior é aprender a identificar e avaliar as causas das vibrações em máquinas e diagnosticar os defeitos através de análises no tempo e no espectro de vibração. Os assuntos do curso serão desenvolvidos por aulas expositivas e através de casos reais realizados pelos instrutores. Também haverá aulas práticas utilizando o Coletor de Dados com software para análise (HANDS-ON) e uma bancada de teste. Cada participante receberá um CD com vários casos com análise de vibrações em máquinas e uma tabela de diagnósticos de defeitos em máquinas rotativas através da análise de vibrações. Serão utilizados recursos audiovisuais e animações para visualizar os problemas em máquinas rotativas.
O conteúdo deste curso está de acordo com a Norma ISO 18436-2, portanto é válido para obtenção do Certificado de Qualificação como Analista de Vibração Nível I da FUPAI e IVMTA.
O participante que concluir uma sequência de treinamentos realizados via FUPAI (AV-I, AV-II, AV-III, AV-IV e/ou AV-V) receberá um certificado e uma carteirinha de especialista em Análise de Vibração (consulte a FUPAI para detalhes).
CONTEÚDO
Princípios de vibração: forma de onda básica no tempo, período, amplitude e frequência. Níveis de vibrações em deslocamento, velocidade e aceleração quantificados em pico, pico a pico e rms. Formas de análises: gráficos da onda no tempo, gráfico de tendência, gráfico em cascata, gráfico em palogramo e espectros de vibração. Conceitos fundamentais: frequência natural, ressonância, velocidades críticas. Formas de sinais padrões: batimento, modulações AM e FM e bandas laterais. Aquisição de dados e processamento de sinais: transdutores, tipos de coletores, tipos de cabos, localização e montagem, linhas de resolução, escolha de janelas, aquisição no tempo e setups para medidas. Avaliação da condição: avaliação e priorização do equipamento, linha de base, tendência, ter conhecimentos de ordens de grandezas de níveis de vibrações em máquinas, uso de normas e cartas de severidade de vibrações em função dos níveis medidos, saber reconhecer uma falha no equipamento. Diagnósticos de defeitos: diagnosticar falhas de uma maneira em geral, diagnose de desbalanceamento, desalinhamento, excentricidade, vibrações em mancais de rolamentos e de deslizamento, folgas, vibrações causadas por correias, roçamento, ressonância, motores elétricos, engrenagens, vibração aero-hidrodinâmicas, vibrações induzidas por vórtices etc. Serão abordados na aula prática: Exemplos reais de análises de vibração (tipos de análises e exemplos práticos de diagnósticos realizados pelos instrutores). Na aula prática será utilizado o Coletor de Dados com software para análise (HANDS-ON) em uma bancada de teste.