INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Realização de testes experimentais em bancada instrumentada de motor diesel para avaliar o desempenho, a combustão e as emissões de poluentes utilizando óleo pirolítico de pneu usando (OPPU), biodiesel de óleo de fritura, diesel renovável (HVO) e biogás (dual-fuel), como combustíveis alternativos derivados do reaproveitamento de resíduos para a indústria de geração de energia ou indústria automotriz. É dirigido aos profissionais que trabalham com motores de combustão interna, a engenharia e a manutenção de motores diesel, técnicos da área automotriz. Pré-requisito: experiência com motores de combustão interna veiculares ou estacionários, geração de energia ou conhecimentos em ciências térmicas.
CONTEÚDO
1_ Fundamentação teórica de motores diesel, incluindo combustão de biocombustíveis, diesel renovável (HVO), biodiesel de óleo de fritura e biogás, além das tecnologias de recirculação de gases de exaustão (EGR) e injeção dual-fuel para o aumento da eficiência de conversão de combustível e redução de emissões. 2_ Estudo dos biocombustíveis de 1ra e 2da geração, inclui preparação do biodiesel de resíduos para realização dos testes experimentais. 3_ Desenvolvimento e aplicação de metodologia de cálculo para análise de combustão com diferentes combustíveis alternativos. 4_ Ensaios em motor diesel e dinamômetro de bancada para caracterização dos diferentes combustíveis, calculando a incerteza das mediações. Medições a serem realizadas: Análise da estabilidade de combustão, consumo específico de combustível, eficiência de conversão de combustível, eficiência de combustão, atraso de ignição, duração de combustão, cálculo das emissões dos poluentes e verificação com a mediação real utilizando os analisadores de gases com e sem EGR.