VOLTAR AO TOPO
35 3629 3500 [email protected]
imagemHome
TREINAMENTOS
CONSULTORIAS
PROJETOS
PARCEIROS
CONTATO
NOTÍCIAS
Notícias
HOME
NOTÍCIASFUPAI assina acordo para a instalação de telescópio russo
FUPAI assina acordo para a instalação de telescópio russo
Mapeamento de lixo espacial
prl08/04/201611:19

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), a Corporação Estatal Roscosmos e a Sociedade Anônima "Pesquisa Científica e Produção "Sistemas de Medição Precisa" ( JC "RPC"PSI") - ambas da Rússia, e a Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (FUPAI)  assinaram em 7 de abril de 2016, um acordo de instalação de telescópio para detecção e monitoramento de detritos espaciais no Observatório do Pico dos Dias (OPD).

A foto é uma concepção artística da presença do telescópio, em cinza,no OPD. Foto: LNA

A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada em Itajubá MG, na sede do LNA, com a presença de representantes da Roscosmos, Gennady Saenko  e Elena Zhurinova, do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, do diretor Geral da JC "RPC"PSI", Yuri Roy e do Diretor Executivo da FUPAI, Plínio Leite.

O telescópio tem como objetivo detectar e monitorar detritos espaciais para a criação de uma base de dados referente à localização e às órbitas de objetos que poderão apresentar um perigo de colisão com satélites artificiais ativos ou até - no caso de objetos maiores - o risco de causar danos à superfície da Terra depois de entrar na atmosfera. A base de dados deverá servir como fundamento para tomar medidas para evitar tais colisões. Além disso, o LNA colocará as informações astronômicas obtidas pelo telescópio à disposição dos pesquisadores brasileiros.

O lançamento da pedra fundamental ocorreu no Pico dos Dias, município de Brazópolis MG, com a presença de autoridades e convidados, após a assinatura do acordo. 

Foto  lançamento da pedra fundamental   

da esquerda para a direita: Plínio Leite, Igor Tarasenko, Bruno Castilho, Albert Bruch, Elena Zhurinova,Yuri Roy, José Raimundo Coelho e Gennady Saenko.

À FUPAI caberá o gerenciamento dos recursos, a contratação de empresas para a importação de equipamentos e construção da base para a instalação da cúpula do telescópio e o suporte administrativo para a operação do sistema OEC DSD (Complexo óptico-eletrônico para a detecção e medição dos parâmetros do movimento de detritos espaciais).

A previsão é que o telescópio seja inaugurado em novembro deste ano.

35 3629 3500
[email protected]
MANHÃ 7:30 as 11:45 | TARDE 13:15 as 17:45

Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria Rua Xavier Lisboa, 27 - Centro | CEP 37501-042 | Itajubá, MG | CNPJ: 18.025.536/0001-27 | Inscrição Estadual: Isenta